quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Deus: conclusão final

Numa altura em que o novo tema para ser debatido no blog é escolhido, e a votação avança bem renhida, urgia finalizar o tema para todos terem oportunidades para tirar a sua própria conclusão no âmbito deste tema...

Eu, tiro aqui uma série de conclusões que, de certa forma são pessoais e que não representam um post de exposição de ideias, em que tento ver 'os dois lados da coisa'... Neste, darei a minha opinião e espero que, através de comentários, deixem também a vossa!

As minhas conclusões são:

  • Não há dúvida que Deus tem um papel importantíssimo como controlador de sociedades, e influenciador do pensamento e da acção de cada indivíduo crente.
  • A crença em Deus junta grupos de pessoas que lutam por ideais semelhantes, em cooperação e entreajuda.
  • A existência de Deus como ser sobrenatural não foi aqui, e nunca há-de ser cientificamente ou experimentalmente provada. A crença em tal Ser terá de vir do subconsciente.
  • Deus tem como grande 'concorrentes' no plano sobrenatural os Deuses de religiões politeístas e o Diabo, que é também ele parte da crença Cristã.
  • Deus (a existir) não tem ligação directa com o Inferno e o Mal, uma vez que não condena as pessoas: o Diabo é que as 'chama'. No entanto, tem uma ligação indirecta, já que permite que este exista, sem nada alterar.
  • Muitos crentes não justificam com actos a crença em Deus, e são, para além de maus Cristãos, maus exemplos na nossa sociedade, pela Falsidade que representam.
  • A crença em Deus (ou não) deve ser fruto de uma reflexão e não de uma ideia passada.
  • A argumentação que damos em prol ou contra a existência de Deus deve ser exposta, com total respeito pela opinião dos outros, ou seja: os ateus não devem ser descriminados, tal como os Cristãos não devem minusprezados por estes.
  • A religião pode ser criadora de Guerras e Mega-conflitos, devido a interpretações literais de textos religiosos, como a Bíblia e o Islão, Livros Sagrados extremamente metafóricos. A isto chamamos radicalismo/extremismo.
  • Diferentes concepções de Deus pelas diferentes religiões enfraquecem a ideia de existência de um Deus único, mas aumentam a crença na existência de algo do plano sobrenatural.
  • Argumentos como 'Criador do criador', 'Refutação da primeira causa' e 'O aparecimento do Homem' (Ciência) são fortíssimos argumentos ateístas.
  • O argumento 'Ser perfeito' é lógico, mas só prova a existência de Deus como ideal de perfeição; Por outro lado, a 'Experiência' parece ser o mais difícil de refutar, e o mais forte e referido argumento teísta.
  • Última e principal conclusão: aberto numa aula de Filosofia, este tema fomentou a criação deste projecto, que estou a ADORAR representar; Confesso também que não estava á espera de tanta adesão da vossa parte, e por isso vos agradeço muito muito muito! Continuem a visitar-nos e comentem aqui com a vossa opinião!... Fiquem bem.

7 comentários:

  1. Concordo com tudo o que disseste, Eduardo. Contudo, não mostraste uma adesão a favor nem contra, mas talvez tenha sido por ser uma "conclusão" e por não haver uma resposta certa, no seu todo, à questão. Mas fico com a impressão que és agnóstico, inclinado para o ateísmo. É bom saber que há mais gente que partilha mesmas ideias comigo.

    Até fiquei muito surpreendida, como já te tinha dito, com o resultado da sondagem estava há espera de menos negações à existência de Deus. Mas a vida está cheia de surpresas. =)

    Tens feito uma optima abordagem do assunto ao longo destas semanas. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Devido ao interesse do tema, houve grande adesão...é um tema espectacular que revela milhões de opiniões...foi um bom debate.
    Fui uma pessoa que participou muito neste tema e adorei ver e conhecer as diferentes opiniões de diferentes pessoas!
    ***********************************Quanto a ti Jorge fizes-te uma grande conclusão a partir das varieadissimas participações do pessoal!
    ***********************************
    Mais uma vez os meus parabens pela tua grande capacidade de escrita e de debate! Tens futuro!
    ***********************************
    Aninhas

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que dei um passo de gigante na forma como vejo hoje este assunto.

    É também aqui oportuno congratular-te pela excelente abordagem. Ao contrário da katarina fiquei surpresa com os resultados da sondagem: nunca pensei que houvesse tantas pessoas crentes na sua existência.

    para terminar, gostava de sugerir que quem gosta de ler dedicasse um pouco do seu tempo à leitura de Anjos e Demónios de Dan Brown (autor bastante conhecido), aborda através da ficção a relação entre a ciencia e a religião. É interessante reflectir nisso depois de toda esta discussão, confesso que quando o li não estava tão iluminada para este assunto e não o disfrutei ao máximo. Se não for por isso, pelo menos mergulhem na história (o palco principal é Itália).

    ResponderEliminar
  4. Epah, foi um debate engraçado. Por aqui muitas ideias passaram e se esclareceram ao maximo. Concordamos, discordamos, pedimos esclarecimentos... Tudo para percebermos o lado de cada um e assimilarmos melhor o nosso lado.

    E afinal de contas, por aqui só não viu Jesus porque não ques.

    Acabado este tema, rumo a outro!!
    Pelos vistos já vi que o k escolhi n vai nser o eleito mas pronto.
    Clonagem, Clonagem, Clonagem !!!

    ResponderEliminar
  5. Pois bem... o q no geral qeria dizer já está d efacto dito...

    De facto, katarina, não mostrei ser de um lado ou de outro, porque de facto acho que é impossível determinar provas que nos mostrem que Deus existe, ou o contrário (agnocistismo). Por isso, acho que o mai importante é termos uma cinciliação entre o raciocínio lógico e aquilo que sentimos em relação á existencia ou não de Deus. Ou seja: não quero dizer 'acredito' ou 'não acredito', por um lado, porque sei que ao longo da minha vida irei com certeza mudar muitas vezes de opinião (quando envelhecemos e sentimos a morte mais perto, tendemos sempre a acreditar mais e a ficar muito mais religiosos, com a (por vezes falsa) esperança de continuarmos a nossa vida noutro lugar, este eterno. Por outro lado, não consigo responder á pergunta 'De que 'lado' estás?'.

    Congratulo-me pela adesão de todos, pelos excelentes comentários que nos deixaram, e espero que continuem sempre connosco. Nota: Hoje ultrapassamos os 1000 visitantes, ou seja: mais de mil pessoas já viram o nosso blog!... Para além disso, mais de 130 já votaram nas nossas sondagens, e mais de 225 comentários já chegarm até nós...

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  6. Gostei mt deste tema.
    Cada um tem opinioes diferentes e isso é bom pois podemos ver os vários lados deste tema.

    Parabens a voces os 3 q tao a fazer deste blog um blog excelente!

    Continuem axim...

    bju

    ResponderEliminar
  7. Bem... acho que a maior parte dos leitores conclui o debate no post anterior: vejam os comentarios (42) do posrt de Deus: e o mal

    ResponderEliminar